ReSa

English | Brasileiro

Artigo - A importância da Hierarquia

 

 Imagine uma situação onde as pessoas estão obrigatoriamente reunidas em estado de confinamento , o que significa que a convivência entre elas não foi desejada e, portanto, não há qualquer interesse prévio de buscar entender ou dialogar com o outro.

Nesta hipotética situação, muito provavelmente em algumas semanas, os primeiros atritos e alianças interpessoais começarão a surgir. E estes fatos se evidenciarão em proporção à incapacidade dos integrantes deste compulsório grupo em dialogar com o outro e aceitar as diferenças.

Na história da humanidade, o exemplo hipotético acima de atritos e alianças pessoais pode ter representado a primeira necessidade de comando, ou seja, da necessidade de uma autoridade legal de um indivíduo ou instituição sobre demais indivíduos. Sem esta autoridade, sem uma liderança, os indivíduos provavelmente pereceriam em combates internos e, se não fosse o caso, em ameaças externas.

Outro interessante aspecto deste processo de comando está no fato de quem uma liderança não consegue manter a coesão dos seus liderados caso estejam em grande número. Talvez para o grupo de nosso exemplo inicial isto fosse possível, mas imagine um grupo maior: uma comunidade ou uma população. Como atender a todos? Como resolver as demandas e necessidades dos liderados em diversas áreas?

Desta problemática surge a necessidade das estruturas hierárquicas onde indivíduos ou instituições atuam como intervenientes entre os lideres e os liderados. Um dos primeiros registros desta estrutura está no antigo testamento da Bíblia, quando o personagem histórico Moisés, liderando um povo em exílio, recém saído do Egito, necessitou delegar poder a pessoas de confiança que pudessem representá-lo limitadamente em sua liderança, uma vez que seria humanamente impossível dialogar com todos os seus seguidores ao mesmo tempo.

No caso da história bíblica, o personagem Moisés conseguiu cumprir o seu papel de lider ao possibilitar que o desejo maior de seus liderados fosse saciado: a busca por um novo lar. A terra prometida.

Mas na realidade de nossa história contemporânea, devemos refletir sobre o papel das lideranças que devem buscar captar as necessidades maiores de seus liderados e trabalhar arduamente para transformá-las em realidade. Estas aspirações têm várias nuances, mas as principais sempre se manifestam em emprego, educação e saúde.

Como já comentamos em outros artigos, o termo “Administração” significa “estar à serviço”. E é desta maneira que os lideres sempre devem incorporar seu papel de liderança, caso desejem um efetivo e proveito desempenho de seu temporário e importante papel junto a um grupo, organização ou sociedade.   

 

Publicado: jornal O Diário - Campos dos Goytacazes - RJ - Brasil - 28/08/2014